• Nicola Vicente

Como Identificar os Açúcares Escondidos?

Passa os dias a evitar biscoitos, bolos ou outros doces para reduzir a ingestão de açúcar?

É um bom começo! Dê a si mesma um A pelo esforço, mas, a verdade é que provavelmente ainda está a comer muito mais açúcar do que imagina, isto porque o açúcar está presente em muitos mais alimentos do que nós imaginamos.


A maioria das pessoas consegue identificar sobremesas e doces como produtos ricos em açúcar, mas, e quando as fontes são menos óbvias?

Muitas vezes o açúcar está escondido em alimentos que até consideramos saudáveis, como pão, iogurtes e condimentos.



Existem 2 tipos de açúcares na nossa dieta:


  • Açúcar natural, que vem de alimentos como frutas, grãos, laticínios, arroz e vegetais ricos em amido como ervilhas, milho, feijão e batata doce.


  • Açúcar adicionado, que é adicionado durante o processamento ou preparação de produtos alimentares. Esse tipo de açúcar está presente em artigos óbvios, como doces, refrigerantes e bolos, mas também está escondido em artigos mais inesperados, como molhos para massas e saladas, iogurtes e até no pão.


Enquanto que os açúcares naturais são essenciais ao funcionamento do nosso corpo, criando energia sob a forma de ATP que alimenta as células, os açúcares adicionados em excesso estão associados a problemas metabólicos como: diabetes tipo II, obesidade e até problemas cardiovasculares e hipertensão arterial.



É realmente sem açúcar?


Frequentemente, os alimentos embalados usam expressões como "sem açúcar" e "açúcar reduzido", mas seu significado pode ser enganoso.

Compreender essas definições pode ajudá-la a evitar os produtos com açúcares escondidos:


  • Sem açúcar: menos de 0,5 g de açúcar por porção

  • Açúcar reduzido ou menos açúcar: pelo menos 25% menos açúcar por cada porção quando comparado com uma porção do produto original

  • Sem adição de açúcares: nenhum açúcar é adicionado durante o processamento, mas o açúcar de ocorrência natural pode estar presente

Fique atenta e verifique sempre os rótulos dos alimentos, mesmo quando a embalagem diz que é sem açúcar. Poderá surpreender-se com o que vai encontrar!


O que torna mais difícil identificar os açúcares escondidos é que existem mais de 60 nomes diferentes para o açúcar, e decorá-los a todos é quase impossível, por isso aqui ficam algumas palavras-chave que podem ajudar a identificar estes vilões:


  • Todas as palavras que terminam em “-ose” como: sacarose, frutose, dextrose, maltose, maltodextrose, etc.

  • Todos os “Concentrados/ Xaropes" - xarope de malte, xarope de arroz integral, xarope de bordo, xarope de glicose.

No link abaixo encontra um PDF com a lista dos diferentes nomes que o açúcar pode apresentar nos rótulos dos produtos alimentares:



Os vários nomes do açúcar
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Além destes 10 alimentos, existem muitos, muitos mais! Por isso fique atenta e habitue-se a ler com atenção os rótulos para não se deixar levar por publicidades enganosas.

Espero que este artigo lhe seja útil, se assim for partilhe-o com a sua família e amigos.

Até breve!


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